A conquista vai dar ao jovem a liderança do ranking dentro de sua categoria. Em 2022, João ajudou o Brasil a conquistar a Copa Davis Juvenil.
Em 2023, foi vice-campeão de duplas no Australian Open. Nas disputas de simples, parou nas quartas no torneio da Oceania, resultado que também aconteceu em Roland Garros e Wimbledon.
Desde o início do ano, João é patrocinado pela marca esportiva do ex-tenista Roger Federer.
Apesar de jogar na casa do adversário e de estar em sua primeira final de um Grand Slam, João correspondeu bem dentro de um duelo equilibrado. Entre os profissionais, ele ocupa a posição 650 do ranking da ATP.
"É inacreditável, estou muito feliz. Tenho muita gratidão por tudo, eu amo esse esporte. Lutei até o final. Vim ao US Open tentando passar a barreira das quartas de final.
"Consegui passar e botei na minha cabeça que dava. Era jogar com o coração. Me inspirei na Bia Haddad, porque ela joga com o coração. Aqui se encerra minha carreira no juvenil. Agora é ir com tudo para o profissional", afirma João Fonseca, em entrevista ao Sportv.
Antes de João, Thiago Wild também havia conquistado o US Open em 2018. Em 2010, Tiago Fernandes faturou o Australian Open.